Chamada de comunicações

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VI Congresso Literacia, Media e Cidadania

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O VI Congresso Literacia, Media e Cidadania – “Transição Digital e Políticas Públicas”, promovido pelo GILM, é uma iniciativa que visa aprofundar a reflexão e debate em torno das políticas públicas que vêm sendo adotadas nacional e internacionalmente no cenário atual da transição digital. A Literacia mediática assume, hoje, o seu lugar como uma das literacias-chave à capacitação de todos os cidadãos, sem exceção. É inegável que, nomeadamente no contexto dos países da União Europeia, esse reconhecimento tem sido acelerado pelo papel que a literacia mediática pode ter no inadiável combate à desinformação e às falsas narrativas online, bem como na luta contra o discurso de ódio, que se amplia em ambientes digitais, fenómenos que ameaçam a saúde da democracia e o exercício pleno da cidadania.

​O evento, que acontecerá a 21 e 22 de abril de 2023, na Escola Superior de Comunicação Social / Instituto Politécnico de Lisboa, pretende ser uma oportunidade de encontro entre decisores (políticos, reguladores, gestores e diretores de órgãos de comunicação social), educadores e professores de ensino básico, secundário e superior,  especialistas em ciências da informação e da documentação,  investigadores e estudantes de ensino superior, jornalistas e outros profissionais dos media e da comunicação, profissionais do cinema e audiovisual e demais stakeholders.

Neste sentido, a organização do congresso faz o convite a investigadores, educadores e professores, organizações não-governamentais, especialistas e profissionais da comunicação para apresentarem as suas propostas de comunicação ou de poster, sejam elas estudos, comunicações ou projetos que possam enquadrar-se num dos seguintes eixos temáticos:

  • Estratégias atuais das políticas públicas nacionais e internacionais para a literacia mediática;
  • Perspetivas para uma estratégia nacional integrada e abrangente para a literacia mediática;
  • Impactos dos desenvolvimentos tecnológicos no atual universo comunicacional;
  • Transição digital e literacia mediática;
  • Novos desafios na educação para os media;
  • Mudança de paradigma comunicacional e novos modelos de negócio;
  • Impactos da COVID e da guerra na literacia mediática e informacional;
  • Novos projetos e recursos de literacia mediática;
  • Acessibilidades e perspetivas inclusivas na literacia mediática;
  • Novas dinâmicas dos algoritmos e robotização de mensagens;
  • Manipulações de informação em campanhas de desinformação.

No final do encontro, prevê-se o desenvolvimento de uma publicação em torno dos contributos, conclusões, projetos e resultados de trabalhos nestes eixos temáticos.

As propostas de comunicação/poster deverão:

  • Ter uma extensão entre 300 e 350 palavras;
  • Incluir um título (até 120 caracteres, incluindo espaços), nome e filiação do(s) autor(es) e um máximo de quatro palavras-chave;
  • Referir objetivos, enquadramento, fundamentação, metodologia, entre outros aspetos considerados relevantes;
  • Identificar as referências bibliográficas, se citadas. Recomenda-se o uso das normas da ESCS;
  • Ser submetidas neste formulário até 15 31 de janeiro de 2023.

Notas importantes:

– Cada participante só poderá apresentar comunicação se estiver inscrito no congresso;

– Cada participante só poderá apresentar uma comunicação como primeiro autor e uma segunda proposta como segundo ou terceiro autor;

– Não serão publicadas no Livro de Atas as comunicações (apresentações orais ou posters) que não forem apresentadas pelo respetivo autor ou co-autor no Congresso;

– A Comissão Organizadora não aceita que as comunicações orais ou posters sejam apresentados por terceiros.

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CALENDÁRIO

Chamada de Trabalhos – Apresentação de propostas: Até 15 31 de janeiro de 2023

Comunicação da Decisão de aceitação de propostas: 25 de fevereiro de 2023

Fim do período normal de inscrição no congresso: 9 de abril 2023

Apresentação de textos finais para publicação em livro: 30 de maio de 2023


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