[sta_anchor id=”M1_C1″]MESA 1 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Anfiteatro 23.1.5 | Resumos
Media, Desinformação e ÉticaModeração: Sérgio Gomes da Silva |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Bianca Persici Toniolo e Nathalia de Pinho Pereira | U. Beira Interior | É ético o jornalista conciliar atividades em redação e em assessoria de imprensa? Uma análise do caso brasileiro |
Cynthia Luderer | CECS, U. Minho | Revistas de culinária de supermercados portugueses: desinformações que convocam ao consumo alimentar |
João Pinto e Teresa Cardoso | Laboratório de Educação a Distância e Elearning, U. Aberta | Reviver na Rede: um projeto de inclusão digital |
Letícia Torres e Mirian Nogueira Tavares | U. Federal de Juiz de Fora/U. Algarve e U. Algarve | O debate sobre questões éticas, políticas e morais entre consumidores e marcas nas redes sociais: o caso da cerveja Skol |
Luciana Gomes Ferreira e Cristiane Gomes Ferreira | Labcom.IFP, UBI/IPG e U. do Estado da Bahia | Midias sociais, comunicação dialógica, pensamento crítico: construindo responsabilidade e ética em rede |
[sta_anchor id=”M2_C1″]MESA 2 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.4 | Resumos
Jovens e Media IModeração: Margarida Toscano |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Ana Novo e Glória Bastos | CIDEHUS, U. Évora/U. Aberta e CEMRI, U. Aberta | Literacia para os Média dos estudantes do Ensino Básico e Secundário – uma análise de resultados do MABE em 2015 e 2017 |
Cristina Ponte, Daniel Cardoso e Eduarda Ferreira | NOVA FCSH, ICNOVA, U. Lusófona e CICS.NOVA | “Que situações na internet incomodam pessoas da tua idade?” As respostas de crianças e jovens portugueses |
Marciel Aparecido Consani e Patricia Zimermann | Escola de Comunicação e Artes da U. São Paulo | Produção Midiática e Educomunicação: Tensões e desafios no Ensino Médio |
Natália Oliveira Teles da Silva e Janara Kaline Leal Lopes de Sousa | U. Brasília | Literacia digital: um caminho para o enfrentamento a violência online contra meninas |
Rafael Gué Martini | Centro de Educação a Distância, U. de Estado de Santa Catarina | As Práticas Pedagógicas Educomunicativas na integração da escola com a glocalidade |
[sta_anchor id=”M3_C1″]MESA 3 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.5 | Resumos
Competências em Literacia Mediática IModeração: Paula Lopes |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Ana Francisca Andrade e Cristina Ponte | FCSH U. Nova de Lisboa | Literacia para notícias em tempos de desordem informacional: práticas e competências em jovens adultos |
Aurora Cuevas-Cerveró, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco, Elmira Simeão e José Antonio Gómez-Hernández | U. Complutense de Madrid, U. Federal do Paraná, U. de Brasília e U. de Murcia | Competência em Informação e Alfabetização informacional: perspectivas na pesquisa hispano-brasileiras em informação, comunicação e sociedade |
Estrella Luna Muñoz | Instituto de Educação, U. de Lisboa | Diálogo intercultural e integração social, competências necessárias para o trabalho dos jovens com os média |
Paula Lopes e Bruno Carriço Reis | U. Autónoma de Lisboa | Desinformação e nativos digitais: limitações, riscos e danos de usos tecnológicos de jovens portugueses, mexicanos e cabo-verdianos |
Renata Loureiro Frade | U. de Aveiro e U. do Porto | Ativismo coletivo feminino em Tecnologia: literacia como empoderamento, cidadania e inclusão acadêmica e profissional |
[sta_anchor id=”M4_C1″]MESA 4 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.9 | Resumos
Entre Fake e News: as Eleições Presidenciais no BrasilModeração: Vítor Tomé |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Aldinar Martins Bottentuit, Maria Mary Ferreira e Maria Cléa Nunes | Departamento de Biblioteconomia | Informação, leitura e biblioteca como direitos humanos: os desafios dos bibliotecários brasileiros frente aos retrocessos do atual governo |
Andreza Alves e Eduardo Faria | U. Minho | Entre fake news e pós-verdade: o caso Jair Bolsonaro nas eleições à presidência do Brasil em 2018 |
Inês Amaral e Sofia José Santos | FL U. Coimbra/CECS, U. Minho e CES, U. Coimbra | Fake news, redes sociais e democracia: reflexões a partir do caso das eleições presidenciais do Brasil de 2018 |
Jean Fábio Borba Cerqueira e Sonia Cristina Santos de Azevedo Cerqueira | U. Federal de Sergipe | Discurso e desinformação: uma análise do canal de Olavo de Carvalho no Youtube durante as eleições presidenciais 2018 no Brasil |
Valéria Cristina Lopes Wilke | U. Federal do Estado do Rio de Janeiro | No tempo das fake news e da pós-verdade – política, democracia e literacia midiática |
[sta_anchor id=”M5_C1″]MESA 5 – 03 maio 2019 | 11h30 – 13h00 | Sala 23.3.10 | Resumos
Literacia Mediática e InformacionalModeração: Teresa Calçada |
||
Autoria | Autoria | Autoria |
Carlos Pinheiro e Jorge Borges | Rede de Bibliotecas Escolares | O MILD como ferramenta para o uso crítico dos media na escola |
Francisco Sousa e Josélia Fonseca | CICS, U. Açores e CIEC, U. Minho | O modelo MAPE de ensino à distância: questões de ética e gestão de informação |
Gislane Costa, Maria Fernandes e Marina Aleixo | IMS/FCSH Nova | Comportamento informacional e literacia digital: uma experiência pedagógica |
Liliana Carvalho Marques e Patrícia Lopes Pimenta | IMS/FCSH Nova | Hábitos informacionais – Da intermitência ao enraizamento do hábito |
Paula Ochôa e Leonor Gaspar Pinto | CHAM, FCSH U. Nova de Lisboa e U. dos Açores | Mudanças no comportamento informacional e interações tecnológicas: espaço biográfico, memoralização e morte digital |