[sta_anchor id=”M1_C2″]MESA 6 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Anfiteatro 23.1.5 | Resumos
Competências em Literacia Mediática IIModeração: Sara Pereira |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Ana Melro e Sara Pereira | U. Minho | Fake news e o espírito crítico dos jovens na leitura da informação |
Armanda P. M. Matos, Ana Maria Seixas, Maria Isabel Festas, António Moreira, Carlos Camponês, Paula Lopes e Vítor Tomé | FPCE U. Coimbra, Dep. Educação e Ensino a Distância, U. Aberta, FL U. Coimbra e DCC da U. Autónoma de Lisboa | Literacia digital e mediática – avaliar, compreender e intervir |
Clara Rodrigues | Future Balloons Unipessoal, Lda. | Promoção das competências dos adolescentes na verificação de factos |
Conceição Costa, Carla Sousa e Kathleen Tyner | CICANT, U. Lusófona de Humanidades e Tecnologias e UT Austin | Níveis de Literacia Mediática em Estudantes do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico em Portugal |
Patrícia Fernandes, Armanda Matos e Isabel Festas | FPCE U. Coimbra e CEIS20 | Avaliação de competências de literacia mediática: estudo com crianças e jovens dos 4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade |
[sta_anchor id=”M2_C2″]MESA 7 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Sala 23.3.4 | Resumos
Experiências Formativas em Ambientes Digitais no Ensino SuperiorModeração: Pedro Braumann |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Aléxia Pádua Franco, Christiane Pitanga e Diva Souza Silva | U. Federal de Uberlândia | Educomunicação: experiência formativa no curso de Jornalismo da UFU |
Ana Isabel Reis e Helena Lima | U. Porto | JornalismoPortoNet: plataforma digital de ensino do jornalismo na UP. Competências tecnológicas, aprendizagem e boas práticas |
Eduardo García Zamora, José Luis Parejo e Inés Ruiz Requies | U. de Valladolid | Análisis de experiencias de aprendizajes ubicuos de estudiantes universitarios en contextos digitales |
Noelia Santamaría-Cárdaba e Miguel Vicente-Mariño | U. de Valladolid | Comunicar ODS na educação universitária: análise de experiências educativas |
Monica Fantin e José Douglas Alves dos Santos | U. Federal de Santa Catarina | Educação não formal e suas dimensões éticas e estéticas na formação midiática e cultural de estudantes universitários |
[sta_anchor id=”M3_C2″]MESA 8 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Sala 23.3.5 | Resumos
Participação e Cidadania DigitalModeração: Rita Espanha |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Elsa Costa e Silva | CECS, U. Minho | Governação da Internet – a participação da sociedade civil em Portugal |
Joana Bárbara Fonseca | FL U. Coimbra | Tecnodistopia Digital e Contravigilância – Black Mirror e a estética da resistência |
Laura Neiva e Helena Machado | Dep. Sociologia, U. Minho e Dep. Sociologia, U. Minho/CECS | Big Data – (novo) paradigma tecnológico que facilita a produção de (des)informação? Aspetos éticos e operacionais |
Luisa Aires, Ricardo Palmeiro e Visitación Pereda | U. Aberta, U. Deusto e U. Deusto | CO(I)NCIDIR: Espaços de reflexão e debate para construir a cidadania digital na rede |
Patrícia Silva, Alice Delerue Matos e Roberto Martinez-Pecino | CECS, U. Minho e Dep. Psicologia Social, U. Sevilha | Os europeus com 50 + anos na Sociedade da Informação: principais determinantes para a (não) utilização da internet |
[sta_anchor id=”M4_C2″]MESA 9 – 03 maio 2019 | 14h30 – 16h00 | Sala 23.3.9 | Resumos
Formação de Professores no Tempo DigitalModeração: Maria Emília Brederode Santos |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Felipe Aristimuño | CIEBA, FB-A U. Lisboa | A criação de conteúdos de media Social enquanto recurso educativo na formação contínua de professores |
Joana Milliet | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | Discricionariedade dos professores na implementação de políticas mídia-educativas em escolas públicas do Rio de Janeiro |
Laura Triviño Cabrera e Carmen Vaquero Cañestro | U. de Málaga | Alfabetización audiovisual del profesorado de formación inicial en Educación Ciudadana y Educación Artística desde el videoclip Malamente |
Maria José Brites | CICANT, U. Lusófona do Porto | Discursos e receios de professores sobre os usos do digital na escola: Investigação sobre educação para os media e para as notícias |
Nadja Naira S. De Oliveira e Magda Pischetola | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | Perspectivas didáticas na nova ecologia dos meios: um estudo em escolas públicas do Rio de Janeiro |