[sta_anchor id=”M1_C3″]MESA 10 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Anfiteatro 23.1.5 | Resumos
Inclusão Digital e CidadaniaModeração: Ana Cristina Neves |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Dina Soeiro, Carla Patrão e Sílvia Parreiral | IPC/ESEC, IPC/ESEC e IPC/ESEC, GRUPOEDE, CEIS20/UC | Teclas Prá Vida a transformar janelas em realidades inclusivas |
Raimunda Ribeiro, Lídia Oliveira e Cassia Furtado | U. Federal do Maranhão, U. Aveiro e U. Federal do Maranhão | Comportamento infocomunicacional em ambientes digitais: percepções e motivações dos cientistas da Informação e Documentação: Brasil e Portugal |
Tânia Libório | CICP, U. Évora | Os desafios da Aventura Solidária no mundo des(informado) |
Vitor Tomé e Carlos Pedro Dias | U. Algarve/U. Autónoma de Lisboa e U. Autónoma de Lisboa | Media, tecnologias e desinformação: 10 projetos comunitários desenvolvidos por alunos de Ciências da Comunicação |
[sta_anchor id=”M2_C3″]MESA 11 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.4 | Resumos
Jovens e Media IIModeração: Bruno Eiras |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Bárbara Janiques | U. Minho | Autenticidade ou comercialismo? Como a cultura do consumo é celebrada por uma jovem youtuber e suas audiências |
Cássia Ayres e Maria José Brites | U. Lusófona do Porto e CICANT, U. Lusófona do Porto | Vigilância, desinformação e hostilidade: críticas dos jovens aos meios digitais e as contribuições das literacias críticas |
Eliza Ribeiro de Oliveira e Vania Baldi | U. Aveiro | Cyberbullying entre jovens: um desafio conceitual |
Leonor Guedes e Luísa Agante | Faculdade de Economia da U. Porto | Perceções dos adolescentes e dos pais em relação à utilização pelo marketing de micro-influencers no Instagram |
Lidia Marôpo e Ana Jorge | CICS.NOVA, IP Setúbal e CECC, U. Católica Portuguesa | Uma agenda para a literacia do YouTube |
[sta_anchor id=”M3_C3″]MESA 12 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.5 | Resumos
Públicos e Práticas MediáticasModeração: Manuel Pinto |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Jaciara Januario, Lídia Oliveira e Cássia Furtado | U. Federal do Maranhão/U. Aveiro, U. Aveiro e U. do Maranhão | Competência ética e de direito de autor: uma proposta |
Patrícia Dourado | PUC-SP / CIAC-UAlg | Práticas de roteiro e continuidade da criação no espectador |
Pedro Moura, João Gonçalves e Catarina Navio | CECS, U. Minho, Erasmus University Rotterdam e CIMJ | Motivações dos fãs portugueses de anime: resultados de um questionário online |
Raquel Pacheco | CIAC | O Espectador em Construção: Processo de criação da plataforma Primeiro Plano |
Eleonora Stanziona Viggiano e Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque | Universidade de Brasília | A Internet e o uso da informação: influências do meio no processo de leitura e cognição |
[sta_anchor id=”M4_C3″]MESA 13 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.9 | Resumos
Os Media em Contexto Escolar IModeração: Bruna Afonso |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Adelaide Jesus, Alexandra Figueiredo, Bruna Afonso e Vanda Ferreira | Entidade Reguladora para a Comunicação Social | Ações de literacia mediática do regulador em contexto escolar: consumos de media dos alunos EPIS como orientação futura |
Ana Filipa Oliveira | CECS, U. Minho | O espaço da criação e da produção mediática nas disciplinas de Português, Filosofia e Inglês – uma análise crítica dos currícula do ensino secundário |
Márcio Santos, Maria do Céu Hernández Gonçalves e Luís Costa | Gabinete de Educação do Município de Tondela, Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo e Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro | O SOM DOS LIVROS: múltiplas literacias num programa de rádio realizado semanalmente pela comunidade educativa de Tondela |
Marisa Mourão | CECS, U. Minho | Como levar a rádio para a escola e porquê? Apontamentos sobre uma experiência de Educação para os Média |
Vítor Diegues | EB/S Vale do Tamel e LabTE, U. Coimbra | Rádios e televisões escolares: um contributo na promoção da Literacia para os Media |
[sta_anchor id=”M5_C3″]MESA 14 – 04 maio 2019 | 09h00 – 10h30 | Sala 23.3.10 | Resumos
Literacia e Plataformas DigitaisModeração: Maria José Loureiro |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Asunción Bernárdez Rodal e Laura Triviño Cabrera | U. Complutense de Madrid e U. Málaga | Brecha digital, redes sociales y la figura del prosumer en contextos educativos |
Lina Moscoso Teixeira | U. Minho | O impacto da mudança de algoritmo do Facebook nos média alternativos Fumaça e Outras Palavras |
Odete Santos e José Gabriel Andrade | U. Católica Portuguesa e U. Minho/U. Católica Portuguesa | Literacia para as plataformas digitas – Estudo de caso do Consulado Geral de Portugal em Paris |
Ricardo Palmeiro, Luisa Aires, Helder Touças e Vanessa Veríssimo | U. Deusto, U. Aberta e CM Lisboa | Formação de formadores em Literacia Digital: a experiência dos monitores dos Espaços Internet no Alentejo |
Visitación Pereda Herrero, Oihane Korres Alonso e Erlantz Velasco Luzuriaga | U. Deusto | Grupos de WhatsApp de padres y madres: experiencias y opiniones de los participantes |