[sta_anchor id=”M1_C4″]MESA 15 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Anfiteatro 23.1.5 | Resumos
Os Media em Contexto Escolar IIModeração: Teresa Pombo |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Abel dos Santos Cruz | Escola Básica João de Deus | Maquetes entre Takes: uma viagem histórico-geográfica através do Google Earth |
Jesse Nery Filho | U. Aveiro/Instituto Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Baiano | Cultura da convergência e participação: possibilidades dos jogos digitais nas salas de aula |
Maria de Fátima Silva | Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho | Blackout, uma estratégia para a promoção da literacia digital – tornar a leitura viral antes de estarmos online |
Vítor Fontes e Anabela Cardoso | E. S. Diogo de Macedo, Colégio Paulo VI e Biblioteca Pública de Perosinho | O Papel das Bibliotecas Escolares e dos Professores Bibliotecários na Era da (Des)Informação |
[sta_anchor id=”M2_C4″]MESA 16 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.4 | Resumos
Jornalismo e Literacia para os MediaModeração: Carlos Camponez |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Carlos Canelas, Jorge Ferraz de Abreu e Jacinto Godinho | Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, IP Guarda e CIC.Digital | Os fatores que contribuem para que os jornalistas da redação central da TVI editem em vídeo conteúdos noticiosos |
Fernanda Bonacho | ESCS, IP Lisboa | Convite à crítica consciente em ambiente jornalístico online: desenvolvimento da literacia comunicacional na construção de narrativas multimédias |
Pedro Jerónimo | LabCom.IFP, U. Beira Interior e CECS | Repórter no Mundo: Jornalismo de proximidade através de uma app? |
Sofia Gomes e Felisbela Lopes | CECS, U. Minho | Para um jornalismo em saúde que promova a literacia: o papel dos jornalistas |
[sta_anchor id=”M3_C4″]MESA 17 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.5 | Resumos
Jogos Digitais: Criação e UsosModeração: Nelson Zagalo |
||
Autoria | Autoria | Autoria |
Luísa Magalhães e Fernando Azevedo | CEFH, U. Católica Portuguesa e CIEC, U. Minho | Jogo interactivo em telemóveis na Escola Básica – respostas emocionais e expectativas valorativas |
M. Esther del Moral Pérez e Christian Rodríguez González | Facultad de Formación del Profesorado y Educación, U. Oviedo | Dimensión edu-comunicadora de videojuegos bélicos: estudio de casos |
Maurício Pacheco Amaro | U. Porto | Experimento SimCity: é possível trabalharmos conceitos políticos e éticos por meio de jogos eletrônicos? |
[sta_anchor id=”M4_C4″]MESA 18 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.9 | Resumos
Literacias Visuais e MediáticasModeração: Armanda Matos |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Dorneles Neves e José Azevedo | U. Porto | Literacia dos Media e Vídeo Participativo: Questionando representações e identidades através de imagens |
Jorge Luís Pacheco Barcelos e José Manuel Azevedo | U. Porto | A literacia visual e as metodologias de avaliação: sistematização do campo e propostas de integração |
Luiz Adriano Daminello | U. Federal do Pará e U. Minho | Filmes de Improvisação com os povos da floresta |
Milton Cappelletti | U. de Vigo | Análise das estratégias de visualização de dados nos relatórios dos Orçamentos de Estado: um estudo de caso |
Sofia José Santos e Inês Amaral | CES, U. Coimbra e FL U. Coimbra/CECS, U. Minho | Da ‘Modern Family’ ao ‘Big Bang Theory’: a necessidade de literacia mediática crítica para a igualdade de género |
[sta_anchor id=”M5_C4″]MESA 19 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.10 | Resumos
Serviço Público, Observatórios e JornalismoModeração: Anna Paula Ormeche |
||
Autoria | Afiliação institucional | Título |
Ariane Parente Paiva | U. Nova de Lisboa | O valor da informação pública: conjuncturas do jornalismo contemporâneo no combate à desinformação |
Cristiane Parente | U. Minho | Experiências de Media Literacy em observatórios de mídia e imprensa em Portugal e no Brasil |
Manuel Pinto | CECS, U. Minho | O serviço público de media e a literacia mediática: práticas, orientações, políticas |
Samuel Lima e Sylvia Debossan Moretzsohn | U. Federal de Santa Catarina e U. Federal Fluminense | Educação midiática e fake news: reflexões preliminares do projeto desenvolvido pelo Observatório da Ética Jornalística |