Comunicações Livres 4

Partilhe este conteúdo

VI Congresso Literacia, Media e Cidadania

Siga-nos nas redes:
[sta_anchor id=”M1_C4″]MESA 15 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Anfiteatro 23.1.5 | Resumos

Os Media em Contexto Escolar II

Moderação: Teresa Pombo

Autoria Afiliação institucional Título
Abel dos Santos Cruz Escola Básica João de Deus Maquetes entre Takes: uma viagem histórico-geográfica através do Google Earth
Jesse Nery Filho U. Aveiro/Instituto Federal de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Baiano Cultura da convergência e participação: possibilidades dos jogos digitais nas salas de aula
Maria de Fátima Silva Agrupamento de Escolas Dr. Guilherme Correia de Carvalho Blackout, uma estratégia para a promoção da literacia digital – tornar a leitura viral antes de estarmos online
Vítor Fontes e Anabela Cardoso E. S. Diogo de Macedo, Colégio Paulo VI e Biblioteca Pública de Perosinho O Papel das Bibliotecas Escolares e dos Professores Bibliotecários na Era da (Des)Informação
[sta_anchor id=”M2_C4″]MESA 16 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.4 | Resumos

Jornalismo e Literacia para os Media

Moderação: Carlos Camponez

Autoria Afiliação institucional Título
Carlos Canelas, Jorge Ferraz de Abreu e Jacinto Godinho Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior, IP Guarda e CIC.Digital Os fatores que contribuem para que os jornalistas da redação central da TVI editem em vídeo conteúdos noticiosos
Fernanda Bonacho ESCS, IP Lisboa Convite à crítica consciente em ambiente jornalístico online: desenvolvimento da literacia comunicacional na construção de narrativas multimédias
Pedro Jerónimo LabCom.IFP, U. Beira Interior e CECS Repórter no Mundo: Jornalismo de proximidade através de uma app?
Sofia Gomes e Felisbela Lopes CECS, U. Minho Para um jornalismo em saúde que promova a literacia: o papel dos jornalistas
[sta_anchor id=”M3_C4″]MESA 17 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.5 | Resumos

Jogos Digitais: Criação e Usos

Moderação: Nelson Zagalo

Autoria Autoria Autoria
Luísa Magalhães e Fernando Azevedo CEFH, U. Católica Portuguesa e CIEC, U. Minho Jogo interactivo em telemóveis na Escola Básica – respostas emocionais e expectativas valorativas
M. Esther del Moral Pérez e Christian Rodríguez González Facultad de Formación del Profesorado y Educación, U. Oviedo Dimensión edu-comunicadora de videojuegos bélicos: estudio de casos
Maurício Pacheco Amaro U. Porto Experimento SimCity: é possível trabalharmos conceitos políticos e éticos por meio de jogos eletrônicos?
[sta_anchor id=”M4_C4″]MESA 18 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.9 | Resumos

Literacias Visuais e Mediáticas

Moderação: Armanda Matos

Autoria Afiliação institucional Título
Dorneles Neves e José Azevedo U. Porto Literacia dos Media e Vídeo Participativo: Questionando representações e identidades através de imagens
Jorge Luís Pacheco Barcelos e José Manuel Azevedo U. Porto A literacia visual e as metodologias de avaliação: sistematização do campo e propostas de integração
Luiz Adriano Daminello U. Federal do Pará e U. Minho Filmes de Improvisação com os povos da floresta
Milton Cappelletti U. de Vigo Análise das estratégias de visualização de dados nos relatórios dos Orçamentos de Estado: um estudo de caso
Sofia José Santos e Inês Amaral CES, U. Coimbra e FL U. Coimbra/CECS, U. Minho Da ‘Modern Family’ ao ‘Big Bang Theory’: a necessidade de literacia mediática crítica para a igualdade de género
[sta_anchor id=”M5_C4″]MESA 19 – 04 maio 2019 | 14h00 – 15h30 | Sala 23.3.10 | Resumos

Serviço Público, Observatórios e Jornalismo

Moderação: Anna Paula Ormeche

Autoria Afiliação institucional Título
Ariane Parente Paiva U. Nova de Lisboa O valor da informação pública: conjuncturas do jornalismo contemporâneo no combate à desinformação
Cristiane Parente U. Minho Experiências de Media Literacy em observatórios de mídia e imprensa em Portugal e no Brasil
Manuel Pinto CECS, U. Minho O serviço público de media e a literacia mediática: práticas, orientações, políticas
Samuel Lima e Sylvia Debossan Moretzsohn U. Federal de Santa Catarina e U. Federal Fluminense Educação midiática e fake news: reflexões preliminares do projeto desenvolvido pelo Observatório da Ética Jornalística

Ao navegar neste website, concorda com a nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.