Comunicações livres e posters

Partilhe este conteúdo

VI Congresso Literacia, Media e Cidadania

Siga-nos nas redes:

COMUNICAÇÕES LIVRES

I Bloco de Comunicações Livres - 21 abril - 14h30

II Bloco de Comunicações Livres - 22 abril - 14h30

Mesa 1 - Sala 1P3 
Novos Projetos e Recursos de Literacia Mediática I
Moderação: Sérgio Gomes da Silva (SGPCM/GILM)
Ana Cátia Ferreira (FCT, ICNOVA, Universidade Fernando Pessoa)
O jornalista e a formação para crianças: um projeto-piloto de literacia para as notícias
Margarida Maneta, Maria José Brites, Ana Filipa Oliveira, Andreia Pinto de Sousa, João Alves de Sousa e Mafalda Marinho
(Universidade Lusófona, CICANT)
Desafios metodológicos e lições retiradas do projeto Jovens, Notícias e Cidadania Digital (YouNDigital)
Jorge Brandão Pereira, Beatriz Guimarães
(Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura ID+, Barcelos, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave)
O universo do digital no combate ao bullying escolar – estudos de caso para uma análise da comunicação digital
Bárbara Simões (Público na Escola, Público)
Apresentação do projeto TRUE - criação de jornais escolares
Teresa Sofia Castro (Universidade Lusófona)
Famílias i-Tech: "Nunca pensei na cor dos seus olhos e na sua altura como dados pessoais"
  
Mesa 2 - Sala 2P2
Novos Desafios na Educação para os Media I
Moderação: Anna Ormeche (CNUnesco/GILM)
Ana Hermeto Kubrusly ( NOVA FCSH)
Susana Batista, Lídia Marôpo (ICNOVA)
Literacia do Big Data: uma revisão sistemática da bibliografia e diretrizes para futuras investigações
Ana Marta Moreira Flores (Universidade de Coimbra/ICNOVA), Inês Amaral e Eduardo Antunes
Hábitos de uso e perceções sobre a partilha de dados nas apps por jovens em Portugal
Caja Thimm (University of Bonn, Germany)
Technological Sovereignty as an Educational Task - New Approaches on Digital Literacy in Germany
Eduardo Antunes, Inês Amaral, Ana Marta Flores ( Universidade de Coimbra)
Perceções de literacia mediática digital em jovens em idade adulta: mulheres e pessoas com ensino superior como mais capazes de realizar determinadas atividades
Miguel Midões, Salomé Morais, Joana Martins (Escola Superior de Educação de Viseu)
A relação entre os jovens e os media. Como se informam os estudantes de um curso de comunicação social?
  
Mesa 3 - Sala 2P3
Perspetivas para uma Estratégia Nacional Integrada e Abrangente para a Literacia Mediática
Moderação_ Maria José Brites (ULusófona)
Teresa Maia e Carmo (Universidade Lusófona; CICANT)
Para uma estratégia nacional de literacia mediática: diagnóstico e aprendizagem a partir dos casos irlandês e inglês
Pedro Jerónimo, Luísa Torre (Universidade da Beira Interior, LabCom)
Desafios e estratégias na educação para os media regionais
Maria José Brites, Teresa Sofia Castro e Margarida Maneta (Universidade Lusófona, CICANT)
Jovens, notícias e cidadania, que relação emerge numa sociedade profundamente digitalizada?
Paula Martini, Érica Soares, Ariel Jardim Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)
Por uma política pública de enfrentamento à desinformação no Brasil a partir das bibliotecas escolares
Luísa Torre (Universidade da Beira Interior)
Pedro Jerónimo (Universidade da Beira Interior)
João Miranda (Universidade de Coimbra)
Desinformação e literacia mediática: propostas dos jornalistas em Portugal
  
Mesa 4 - Sala 2P5
Novos Desafios na Educação para os Media II
Moderação: Paula Lopes (UAL)
Ana Filipa Oliveira (Universidade Lusófona, CICANT)
Tolerância e combate ao discurso do ódio na escola: a criação mediática como ferramenta de empoderamento jovem
Paula Lopes (Universidade Autónoma de Lisboa)
Literacia mediática e desigualdades sociais
Ana Paula Damato Bemfeito (Instituto Federal do Rio de Janeiro)
Mergulhando nas raízes do negacionismo dos dias atuais
Cláudia Silvestre, Carla Martinho (ESCS- IPL - Escola Superior de Comunicação Social)
Educação estatística como inclusão social para uma cidadania ativa
Ana Catarina Bruno, Luis Miguel Cardoso (Instituto Politécnico de Portalegre)
A Literacia Mediática face ao Discurso de Ódio: perspetivas de prevenção e de combate nas esferas da Informação e da Cidadania
Erasmo Moises dos Santos Silva, Agnaldo Arroio (Universidade de São Paulo)
Letramento científico e letramento midiático crítico como resposta a desafios da modernidade
  
Mesa 5 - Sala 2P7 
Novos Projetos e Recursos de Literacia Mediática II 
Moderação: Maria João Filipe (RBE/GILM)
Cristina Ponte, Ciências da Comunicação FCSH/UNL, Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA)
Rita Baptista, FCSH-Universidade NOVA
Por detrás da plataforma Crianças e Adolescentes Online: construindo uma rede de interação com públicos não académicos
Fernanda Bonacho, Zélia Santos, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) /IPL
“Porque as notícias fazem-me pensar sobre as coisas”: desafios da leitura mediática do mundo 
Gabriela Borges, Daiana Sigiliano, Universidade do Algarve
Cadernos Temáticos do Observatório da Qualidade no Audiovisual: uma proposta de promoção da literacia mediática
Fernanda Araújo Coutinho Campos, Universidade Aberta
Refletir sobre os media na rede social Linkedin
Joana Palminha, Ana Filipa Martins, Mário Antunes, Universidade do Algarve (UAlg) /Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC)
Jovens consumidores de informação em tempos desinformados: uma academia em Faro
Mesa 6 - Sala 1P3 
Impactos da COVID, da Guerra e da Tecnologia na Literacia Mediática
Moderação: Fernanda Bonacho (ESCS/GILM)
Felisbela Lopes (Centro de Estudos Comunicação e Sociedade/ Universidade do Minho)
Rita Araújo (CECS/Universidade do Minho),
Alberto Sá (CECS/Universidade do Minho)
Clara Almeida Santos (Universidade de Coimbra, CEIS20, Faculdade de Letras)
O impacto da pandemia na promoção da literacia em saúde através dos média noticiosos
Patrícia Silveira (IADE - Universidade Europeia, CECS - Universidade do Minho), Clarisse Pessôa (CECS - Universidade do Minho); Simone Petrella (CEFH - Universidade Católica Portugesa); Rita Mourão (ESCS; IADE - Universidade Europeia; CIES - ISCTE)
Conflito geopolítico e (des)informação: o caso da Guerra Russo-Ucraniana
Flávia Barbosa (Universidade Católica Portuguesa)
Teresa Sofia Pereira Dias de Castro
Crianças e ecrãs digitais: efeitos pós COVID e a mediação familiar
Jordana Casarin, Helena Lima (Universidade do Porto)
How to visualize a Pandemic: A systematic review of Health Literacy applied in the visual context as a strategy.
Caio Favero Marchi (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil)
Os impactos do ChatGPT nos processos de aprendizagem de estudantes universitários
Velta Skolmeistere; Klinta Locmele, Inga Latkovska (University of Latvia)The state’s strategical communication strategy in correlation with disinformation in social media: case study of Latvia
Mesa 7 - Sala 2P2
Acessibilidades e Perspetivas Inclusivas na Literacia Mediática
Moderação: Lídia Marôpo (IPS/ICNOVA)
Clarisse Pessôa (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UM)/ Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (UCP)
Paulo Dias (Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (UCP)
Ângela Azevedo (Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (UCP)
Vítor Sá (ALGORITMI (UM)
Literacia digital e mediática no âmbito da promoção da inclusão e da multidiversidade em ambientes educativos: resultados de um Projeto Europeu
Catarina Rodrigues (Universidade dos Açores / LabCom (UBI)
Humanos e máquinas: os dilemas da inteligência artificial
Claudilene Perim, Manuel José Damásio, Carla Sousa (Universidade Lusófona)
A intergeracionalidade com foco na literacia digital: uma proposta com o uso de um jogo
Carla Montuori Fernandes, Pedro Farnese, Luciana Janizello Augusto (Universidade Paulista (UNIP)
Literacia Midiática no ambiente das Fake News: um estudo de caso com o público da terceira idade
Lídia Marôpo (Instituto Politécnico de Setúbal)
Bárbara Janiques de Carvalho (Universidade de Coimbra e Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH)
Brenda Guedes (Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará)
Media sociais: desafios e orientações éticas para a investigação
  
Mesa 8 - Sala 2P3
Transição Digital e Desafios da Literacia Mediática
Moderação: Bruna Afonso (ERC/GILM)
Paula Gomes-Ribeiro (FCSH, Universidade Nova de Lisboa e CESEM- Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical)
Uma revisão dos formatos opinativos sobre música no processo de transição digital - oportunidades e desafios
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren, Maria Manuela Pinto e Carlos Coelho Costa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” – CITCEM)
Tradição e Inovação: o fio que tece passado e futuro.
Sandra Oliveira (4Change)
Bruna Afonso (ERC)
Sara Nasi,(4Change)
Alexandra Figueiredo (ERC)
“Team up - media for adult education!” Experiências colaborativas na transição digital
Linxin WANG (Cardiff Unviersity)
Construction of subjective well-being using WeChat in the leisure life of female migrant workers
Manuel Moreira (Escola Superior de Educação de Lisboa/IPL)
O desenho no processo digital - O segredo dos grandes artistas aplicado em sala de aula
  
Mesa 9 - Sala 2P5
Impactos dos Desenvolvimentos Tecnológicos no atual Universo Comunicacional
Moderação: Susana Tavares (DGE/GILM)
Florence de Oliveira, Adriana Gonçalves e Luísa Torre (LabCom - Universidade da Beira Interior)
Automatização e literacia mediática: os casos da Maldita.es e Contra-Fake
Inês Rebanda Coelho (Universidade Lusíada e CECC- UCP)
Imagens geradas por IA: O movimento “No to AI generated Images”
Maria Manuel Bastos, Vanda Calado (Entidade Reguladora para a Comunicação Social)
Notícias da guerra. Literacia mediática para a informação televisiva
José Cavaleiro Rodrigues, Jorge Máximo, Luís Osório (Escola Superior de Comunicação Social; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - IPL)
Cidadania Digital Soberana: a Visão SCOD CoLab
Rúben Neves (Escola Superior de Comunicação Social/IPL)
Cidadania Visual - novos territórios de (re)significação
  
Mesa 10 - Sala 2P7
Novos desafios na Educação para os Media III
Moderação: Vítor Tomé (UAL/ISCTE/GILM)
Mónica Fantin (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, Brasi)
Datificação desde a infância e os desafios da Mídia-Educação
Carlos Pinheiro (Universidade Autónoma de Lisboa)
A Educação para os Media em Portugal à luz do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Armanda P. M. Matos, Ana Maria Seixas, Isabel Festas e Elzbieta Bobrowicz-Campos (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Estudo Interdisciplinares (CEIS20)
Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico
Maria José Fonseca (Agrupamento de Escolas D. Maria II - Vila Nova de Famalicão, Braga)
Biblioteca escolar na era digital: proposta de modelo infocomunicacional em contexto educativo
Vitor Tomé (Universidade Autónoma de Lisboa e Iscte-Instituto Universitário de Lisboa)
Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno
Olivia Novoa Fernández, Ana Filipa Martins (Universidade do Algarve-CIAC)
Literacia mediática e competências linguísticas de estudantes universitários: uma análise de contas de redes sociais de jornais portugueses e espanhóis

 POSTERS

Posters_pt

 

Dimensões

As medidas definidas para os Posters são as seguintes: altura = 100 cm; largura = 90 cm. Solicita-se a todos os autores que respeitem estas dimensões, de modo a garantir a homogeneidade e coerência da mostra.

Impressão

Os posters devem vir previamente impressos. Todos os custos de impressão serão suportados pelos autores dos posters.

Área de exibição

Os painéis para afixação dos posters vão estar num local de passagem dos congressistas para conferir o máximo de visibilidade aos trabalhos expostos. Os posters podem estar afixados desde o início até ao final do Congresso. Os autores devem pedir informação e auxílio ao secretariado presente no local para esta tarefa. Haverá materiais para auxiliar a fixação, como pionés e/ou fita-cola.

A presença dos autores junto dos Posters, sobretudo em alturas de intervalo das várias iniciativas do encontro, poderá ilustrar melhor a temática, esclarecendo eventuais dúvidas. Será, acima de tudo, uma excelente forma de fomentar novos contactos.

Nota importante: os Posters têm de ser afixados e apresentados pelo autor ou co-autor. A Comissão Organizadora não aceita que os mesmos sejam afixados ou apresentados por terceiros.

Ao navegar neste website, concorda com a nossa Política de Cookies e Política de Privacidade.