COMUNICAÇÕES LIVRES
I Bloco de Comunicações Livres - 21 abril - 14h30
II Bloco de Comunicações Livres - 22 abril - 14h30
Mesa 1 - Sala 1P3 | Novos Projetos e Recursos de Literacia Mediática I |
Moderação: Sérgio Gomes da Silva (SGPCM/GILM) | |
Ana Cátia Ferreira (FCT, ICNOVA, Universidade Fernando Pessoa) | O jornalista e a formação para crianças: um projeto-piloto de literacia para as notícias |
Margarida Maneta, Maria José Brites, Ana Filipa Oliveira, Andreia Pinto de Sousa, João Alves de Sousa e Mafalda Marinho | Desafios metodológicos e lições retiradas do projeto Jovens, Notícias e Cidadania Digital (YouNDigital) |
Jorge Brandão Pereira, Beatriz Guimarães | O universo do digital no combate ao bullying escolar – estudos de caso para uma análise da comunicação digital |
Bárbara Simões (Público na Escola, Público) | Apresentação do projeto TRUE - criação de jornais escolares |
Teresa Sofia Castro (Universidade Lusófona) | Famílias i-Tech: "Nunca pensei na cor dos seus olhos e na sua altura como dados pessoais" |
Mesa 2 - Sala 2P2 | Novos Desafios na Educação para os Media I |
Moderação: Anna Ormeche (CNUnesco/GILM) | |
Ana Hermeto Kubrusly ( NOVA FCSH) | Literacia do Big Data: uma revisão sistemática da bibliografia e diretrizes para futuras investigações |
Ana Marta Moreira Flores (Universidade de Coimbra/ICNOVA), Inês Amaral e Eduardo Antunes | Hábitos de uso e perceções sobre a partilha de dados nas apps por jovens em Portugal |
Caja Thimm (University of Bonn, Germany) | Technological Sovereignty as an Educational Task - New Approaches on Digital Literacy in Germany |
Eduardo Antunes, Inês Amaral, Ana Marta Flores ( Universidade de Coimbra) | Perceções de literacia mediática digital em jovens em idade adulta: mulheres e pessoas com ensino superior como mais capazes de realizar determinadas atividades |
Miguel Midões, Salomé Morais, Joana Martins (Escola Superior de Educação de Viseu) | A relação entre os jovens e os media. Como se informam os estudantes de um curso de comunicação social? |
Mesa 3 - Sala 2P3 | Perspetivas para uma Estratégia Nacional Integrada e Abrangente para a Literacia Mediática |
Moderação_ Maria José Brites (ULusófona) | |
Teresa Maia e Carmo (Universidade Lusófona; CICANT) | Para uma estratégia nacional de literacia mediática: diagnóstico e aprendizagem a partir dos casos irlandês e inglês |
Pedro Jerónimo, Luísa Torre (Universidade da Beira Interior, LabCom) | Desafios e estratégias na educação para os media regionais |
Maria José Brites, Teresa Sofia Castro e Margarida Maneta (Universidade Lusófona, CICANT) | Jovens, notícias e cidadania, que relação emerge numa sociedade profundamente digitalizada? |
Paula Martini, Érica Soares, Ariel Jardim Oliveira (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) | Por uma política pública de enfrentamento à desinformação no Brasil a partir das bibliotecas escolares |
Luísa Torre (Universidade da Beira Interior) | Desinformação e literacia mediática: propostas dos jornalistas em Portugal |
Mesa 4 - Sala 2P5 | Novos Desafios na Educação para os Media II |
Moderação: Paula Lopes (UAL) | |
Ana Filipa Oliveira (Universidade Lusófona, CICANT) | Tolerância e combate ao discurso do ódio na escola: a criação mediática como ferramenta de empoderamento jovem |
Paula Lopes (Universidade Autónoma de Lisboa) | Literacia mediática e desigualdades sociais |
Ana Paula Damato Bemfeito (Instituto Federal do Rio de Janeiro) | Mergulhando nas raízes do negacionismo dos dias atuais |
Cláudia Silvestre, Carla Martinho (ESCS- IPL - Escola Superior de Comunicação Social) | Educação estatística como inclusão social para uma cidadania ativa |
Ana Catarina Bruno, Luis Miguel Cardoso (Instituto Politécnico de Portalegre) | A Literacia Mediática face ao Discurso de Ódio: perspetivas de prevenção e de combate nas esferas da Informação e da Cidadania |
Erasmo Moises dos Santos Silva, Agnaldo Arroio (Universidade de São Paulo) | Letramento científico e letramento midiático crítico como resposta a desafios da modernidade |
Mesa 5 - Sala 2P7 | Novos Projetos e Recursos de Literacia Mediática II |
Moderação: Maria João Filipe (RBE/GILM) | |
Cristina Ponte, Ciências da Comunicação FCSH/UNL, Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA) | Por detrás da plataforma Crianças e Adolescentes Online: construindo uma rede de interação com públicos não académicos |
Fernanda Bonacho, Zélia Santos, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) /IPL | “Porque as notícias fazem-me pensar sobre as coisas”: desafios da leitura mediática do mundo |
Gabriela Borges, Daiana Sigiliano, Universidade do Algarve | Cadernos Temáticos do Observatório da Qualidade no Audiovisual: uma proposta de promoção da literacia mediática |
Fernanda Araújo Coutinho Campos, Universidade Aberta | Refletir sobre os media na rede social Linkedin |
Joana Palminha, Ana Filipa Martins, Mário Antunes, Universidade do Algarve (UAlg) /Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) | Jovens consumidores de informação em tempos desinformados: uma academia em Faro |
Mesa 6 - Sala 1P3 | Impactos da COVID, da Guerra e da Tecnologia na Literacia Mediática |
Moderação: Fernanda Bonacho (ESCS/GILM) | |
Felisbela Lopes (Centro de Estudos Comunicação e Sociedade/ Universidade do Minho) | O impacto da pandemia na promoção da literacia em saúde através dos média noticiosos |
Patrícia Silveira (IADE - Universidade Europeia, CECS - Universidade do Minho), Clarisse Pessôa (CECS - Universidade do Minho); Simone Petrella (CEFH - Universidade Católica Portugesa); Rita Mourão (ESCS; IADE - Universidade Europeia; CIES - ISCTE) | Conflito geopolítico e (des)informação: o caso da Guerra Russo-Ucraniana |
Flávia Barbosa (Universidade Católica Portuguesa) | Crianças e ecrãs digitais: efeitos pós COVID e a mediação familiar |
Jordana Casarin, Helena Lima (Universidade do Porto) | How to visualize a Pandemic: A systematic review of Health Literacy applied in the visual context as a strategy. |
Caio Favero Marchi (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil) | Os impactos do ChatGPT nos processos de aprendizagem de estudantes universitários |
Velta Skolmeistere; Klinta Locmele, Inga Latkovska (University of Latvia) | The state’s strategical communication strategy in correlation with disinformation in social media: case study of Latvia |
Mesa 7 - Sala 2P2 | Acessibilidades e Perspetivas Inclusivas na Literacia Mediática |
Moderação: Lídia Marôpo (IPS/ICNOVA) | |
Clarisse Pessôa (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (UM)/ Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (UCP) | Literacia digital e mediática no âmbito da promoção da inclusão e da multidiversidade em ambientes educativos: resultados de um Projeto Europeu |
Catarina Rodrigues (Universidade dos Açores / LabCom (UBI) | Humanos e máquinas: os dilemas da inteligência artificial |
Claudilene Perim, Manuel José Damásio, Carla Sousa (Universidade Lusófona) | A intergeracionalidade com foco na literacia digital: uma proposta com o uso de um jogo |
Carla Montuori Fernandes, Pedro Farnese, Luciana Janizello Augusto (Universidade Paulista (UNIP) | Literacia Midiática no ambiente das Fake News: um estudo de caso com o público da terceira idade |
Lídia Marôpo (Instituto Politécnico de Setúbal) | Media sociais: desafios e orientações éticas para a investigação |
Mesa 8 - Sala 2P3 | Transição Digital e Desafios da Literacia Mediática |
Moderação: Bruna Afonso (ERC/GILM) | |
Paula Gomes-Ribeiro (FCSH, Universidade Nova de Lisboa e CESEM- Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) | Uma revisão dos formatos opinativos sobre música no processo de transição digital - oportunidades e desafios |
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren, Maria Manuela Pinto e Carlos Coelho Costa (Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” – CITCEM) | Tradição e Inovação: o fio que tece passado e futuro. |
Sandra Oliveira (4Change) | “Team up - media for adult education!” Experiências colaborativas na transição digital |
Linxin WANG (Cardiff Unviersity) | Construction of subjective well-being using WeChat in the leisure life of female migrant workers |
Manuel Moreira (Escola Superior de Educação de Lisboa/IPL) | O desenho no processo digital - O segredo dos grandes artistas aplicado em sala de aula |
Mesa 9 - Sala 2P5 | Impactos dos Desenvolvimentos Tecnológicos no atual Universo Comunicacional |
Moderação: Susana Tavares (DGE/GILM) | |
Florence de Oliveira, Adriana Gonçalves e Luísa Torre (LabCom - Universidade da Beira Interior) | Automatização e literacia mediática: os casos da Maldita.es e Contra-Fake |
Inês Rebanda Coelho (Universidade Lusíada e CECC- UCP) | Imagens geradas por IA: O movimento “No to AI generated Images” |
Maria Manuel Bastos, Vanda Calado (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) | Notícias da guerra. Literacia mediática para a informação televisiva |
José Cavaleiro Rodrigues, Jorge Máximo, Luís Osório (Escola Superior de Comunicação Social; Instituto Superior de Engenharia de Lisboa - IPL) | Cidadania Digital Soberana: a Visão SCOD CoLab |
Rúben Neves (Escola Superior de Comunicação Social/IPL) | Cidadania Visual - novos territórios de (re)significação |
Mesa 10 - Sala 2P7 | Novos desafios na Educação para os Media III |
Moderação: Vítor Tomé (UAL/ISCTE/GILM) | |
Mónica Fantin (Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, Brasi) | Datificação desde a infância e os desafios da Mídia-Educação |
Carlos Pinheiro (Universidade Autónoma de Lisboa) | A Educação para os Media em Portugal à luz do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória |
Armanda P. M. Matos, Ana Maria Seixas, Isabel Festas e Elzbieta Bobrowicz-Campos (Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Centro de Estudo Interdisciplinares (CEIS20) | Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico |
Maria José Fonseca (Agrupamento de Escolas D. Maria II - Vila Nova de Famalicão, Braga) | Biblioteca escolar na era digital: proposta de modelo infocomunicacional em contexto educativo |
Vitor Tomé (Universidade Autónoma de Lisboa e Iscte-Instituto Universitário de Lisboa) | Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno |
Olivia Novoa Fernández, Ana Filipa Martins (Universidade do Algarve-CIAC) | Literacia mediática e competências linguísticas de estudantes universitários: uma análise de contas de redes sociais de jornais portugueses e espanhóis |
Dimensões
As medidas definidas para os Posters são as seguintes: altura = 100 cm; largura = 90 cm. Solicita-se a todos os autores que respeitem estas dimensões, de modo a garantir a homogeneidade e coerência da mostra.
Impressão
Os posters devem vir previamente impressos. Todos os custos de impressão serão suportados pelos autores dos posters.
Área de exibição
Os painéis para afixação dos posters vão estar num local de passagem dos congressistas para conferir o máximo de visibilidade aos trabalhos expostos. Os posters podem estar afixados desde o início até ao final do Congresso. Os autores devem pedir informação e auxílio ao secretariado presente no local para esta tarefa. Haverá materiais para auxiliar a fixação, como pionés e/ou fita-cola.
A presença dos autores junto dos Posters, sobretudo em alturas de intervalo das várias iniciativas do encontro, poderá ilustrar melhor a temática, esclarecendo eventuais dúvidas. Será, acima de tudo, uma excelente forma de fomentar novos contactos.
Nota importante: os Posters têm de ser afixados e apresentados pelo autor ou co-autor. A Comissão Organizadora não aceita que os mesmos sejam afixados ou apresentados por terceiros.